Consumo Urbano do Grand Siena Essence 1.6 16v

Atendendo aos pedidos de vários leitores do Blog do Grand Siena, peguei meu carro e saí para uma volta pela cidade com o objetivo de medir o consumo urbano na gasolina.

Antes de mais nada, fique bem claro que o consumo médio urbano é uma métrica totalmente imprecisa. Isso ocorre porque o consumo urbano depende de muitos fatores, tais como:

  • Tipo do relevo: a quantidade de quilômetros rodados em aclives, declives e planos impacta diretamente sobre o resultado;
  • Trânsito: Quanto maior o número de semáforos e lombadas, maior também é o número paradas e, por consequência, maior número de saídas. Tirar o carro da inércia e fazê-lo começar a andar e pegar velocidade impacta fortemente sobre o consumo;
  • Estilo de condução: no trânsito urbano, o consumo fica muito mais sensível ao estilo de condução do motorista do que em trechos rodoviários. Quem gosta de esticar a primeira e a segunda marcha inevitavelmente estará prejudicando o consumo.

Enfim, por essas e muitas outras causas, é impossível comparar a média de consumo urbano de um carro com outro, mesmo que sejam carros do mesmo modelo! Para comparar precisamente, só se um carro seguir o outro pelo mesmo caminho, na mesma velocidade, nas mesmas condições. E ainda assim estaremos sujeitos a variações devido ao estilo de condução de cada motorista.

Bom, vamos aos resultados do teste! Observei alguns leitores aqui do blog reclamando do consumo urbano do Grand Siena com motor 1.6. Como moro em uma cidade pequena, pouco me importo com o consumo urbano, pois todas as distâncias que faço dentro da cidade são muito curtas e meu gasto com combustível é insignificante. Além do mais, muitas vezes deixo o Siena em casa e saio com o Palio Fire 1.0 do meu pai. Até mesmo por uma questão de conveniência, usamos mais o Palio na cidade e deixamos o Grand Siena como segundo carro urbano e carro oficial para viagens.

Só quem mora no interior sabe o que é parar o trânsito para esperar o trem passar!

Só quem mora no interior sabe o que é parar o trânsito para esperar o trem passar!

Hoje resolvi fazer uma medição 100% urbana. Passei meia hora circulando pelas ruas da minha cidade, parando em semáforos, pegando um pouco de trânsito (moro no interior, o trânsito aqui é quase zero) e passando inúmeras vezes pelas famigeradas lombadas, que são grandes vilãs do consumo, pois fazem o carro praticamente parar e retomar a velocidade. Para simular o tráfego por uma cidade maior, também peguei avenidas com boa fluidez, subidas, descidas, cruzamentos. Foram 13 km rodados dentro de 30 minutos com uma velocidade média de 25 km/h, conforme mostram as fotos do computador de bordo.

Durante o teste, o consumo médio oscilou bastante, mantendo-se entre 9.0 e 10.5 km/l. Ao final do percurso, com o carro na garagem, fiz as fotos do painel, onde marcava a média de 10.0 km/l de gasolina. O teste foi realizado com o ar condicionado desligado e apenas o motorista no carro.

Média de consumo urbano: 10.0 km/l

Média de consumo urbano: 10.0 km/l

13 km percorridos

13 km percorridos

Trinta minutos rodando pela cidade

Trinta minutos rodando pela cidade

Velocidade média no percurso 100% urbano: 25 km/h

Velocidade média no percurso 100% urbano: 25 km/h

No blog já tivemos reclamações de leitores que não conseguiam sequer chegar aos 9 km/l com o Grand Siena 1.6 16v. Vamos a algumas considerações.

  • Se o seu carro é 0 km, qualquer medição feita antes dos primeiros 1000 km estará equivocada. Tenha paciência, o motor novo realmente consome mais. Veja neste mesmo blog o post da primeira medição de consumo rodoviário, onde conseguimos somente 14.2 km/l. Pouco tempo depois, em nova medição em um trecho de 200 km, conseguimos 16.8 km/l com o motor mais “amaciado”.
  • Se você já passou dos primeiros mil quilômetros, seu carro já deve estar gastando menos. Pelo que pude observar no teste com o consumo urbano, pelo menos 9 km/l são uma obrigação, por piores que sejam as condições de trânsito no trecho que você trafega. A menos que esteja em um congestionamento daqueles que você realmente não anda. Se consegue uma velocidade média de pelo menos 20 km/h, creio que uma média abaixo de 9 km/l está ruim. A culpa é de quem? Pode ser do carro ou do motorista.
  • Não leve em consideração a média de consumo para trechos muito curtos. O consumo urbano se mede em trechos mistos. Se você ligar o computador de bordo e medir o consumo em uma subida de serra, terá uma média muito pior que a real que o motor pode lhe oferecer. Se você medir em uma descida de serra, terá uma média que às vezes chegará aos 30 ou 40 km/l. Claro que essas informações são equivocadas, pois o motor estará sendo sobrecarregado em caso de uma subida ou poupado em caso de uma descida.
  • Consumo não depende somente do carro: o consumo é uma relação que depende do carro e do motorista, principalmente quando se utiliza um câmbio mecânico. Se você quer que um carro 1.6 seja econômico na cidade, não poderá esperar um desempenho de carro 1.6, forçando nas saídas e esticando marchas. Imagine-se conduzindo um carro 1.0 que anda bem em baixas rotações. Uma condução em baixas rotações e com constantes mudanças de marcha fará que você obtenha um melhor consumo, porém perderá parte do desempenho. Não existe mágica. Basta analisar o consumo instantâneo mostrado pelo computador de bordo para constatar que as esticadas de marcha fazem o carro gastar muito mais combustível do que as trocas em baixas rotações. Não tenha preguiça de mudar marchas!
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47 respostas a Consumo Urbano do Grand Siena Essence 1.6 16v

  1. Marcos Vinícius disse:

    Meu carro está com 7000 km rodados e o consumo está na média de 7,6 km/l. Mesmo morando em Salvador, onde o trânsito é um inferno, o consumo é muito alto.

    • Com quantas pessoas no carro? Ar ligado? No meu, andando sozinho e com ar ligado, consigo pelo menos 9 km/l, se o trânsito estiver ruim. Com trânsito andando bem e em lugar plano fica em torno de 10 km/l na cidade mesmo.

      • Hildebrando Filho disse:

        Meu carro tem 300km e fiz minha primeira viagem e deu a média de 15km/l e na cidade oscila entre 9.5 e 10.0km/l.

        Prestem atenção qual o combustivel vc abastece. Eu só uso v-power da shell ou podium da Petrobrás. O combustivel é mais caro mas conserva o motor e evita futuros aborrecimentos.

        Meu carro tem menos de 1000 km e estou satisfeito com ele. Vai depender tb do pe d quem dirige.

  2. Danilo Peixoto disse:

    O consumo do meu tbem está péssimo no começo achei que era porque estava novo então fiz uma viagem de Recife para o Rio de Janeiro o carro está com 4692 km fosfatos e minha surpresa quando cheguei foi um consumo péssimo estou fazendo 6km/l com álcool na cidade do Rio não estou pegando muitos engarrafamento no horário que ando e na gasolina 7.5 e pensar que vendi meu Astra 2.0 que fazia na manhã na cidade 8.5 pra pegar essa bomba horrível de bom o carro só tem os freios eo consumo rodoviário chegou a14 com gasolina ar ligado sosinho no carro andando entre 80e100 isso meu Astra tbm fazia se arrependimento matasse podia me enterrar era melhor ter pego um corolla 2011 mesmo preço e muito mais carro estou revoltado com essa prescrita que a Fiat fez

  3. Danilo Peixoto disse:

    Quanto a forma de.condução que você citou vocês está certíssimo oque prejudica o siena e o baixíssimo torque antes dos 2000 rpm carro e motor antes disso aí fica difícil manter giros baixos e alongar as marchas como fazia no Astra

    • O torque abaixo dos 2000rpm é baixo mesmo, mas sabendo mudar as marchas é a faixa que o carro trabalha com melhor economia, principalmente em trecho urbano.

      • Yale O. Horta disse:

        Prezado José Luiz (do blog) como o afirmado em tópicos anteriores do blog: “A potência do E-torq aparece mesmo em altas rotações, o que torna a redução para a quarta marcha praticamente obrigatória em todas as ultrapassagens. No trânsito urbano é um pouco lento, exigindo também uma adaptação por parte do motorista, que frequentemente deve antecipar a aceleração para melhorar o torque de saída em baixa velocidade em lombadas e subidas íngremes” e reafirmado por você na resposta acima que o torque abaixo dos 2000 rpm é baixo, como vc acha que se comportaria o carro em arrancadas de subida ingrime? moro numa cidade que tem muito sobe e desce não chegam a ser ladeiras mas são subidas e morros consideráveis, como é o arranque do carro parado em situações de subida ingrime? sai com pouca aceleração ou é necessário acelerar pesado para a saída? tive um pálio que não tinha força pra sair em subidas tinha que afundar o pé e consequentemente nestas situações o consumo piorava muito… as arrancada em subida com ar condicionado ligado são ao menos satisfatórias? grato e parabéns pelo blog!!

        • Yale, em primeira marcha não acho que seja fraco… está longe de morrer por falta de força, por exemplo. Se você gosta de ficar saindo em segunda marcha com o carro parado, vai sentir diferença em relação ao câmbio do Volkswagen 1.6 por exemplo, mas se adaptando ao câmbio, não vejo problema nenhum para saída em subidas.

          • Yale O. Horta disse:

            Uso sempre a marcha adequada à cada situação de arranque, para que o veículo tenhas as condições necessárias de saída, se ele tem torque normal de arranque creio que se comportará bem em minha cidade, de toda forma vou poder avaliar isso num test drive urbano! grato

  4. RODRIGO CHAGAS disse:

    comprei o meu em janeiro de 2013, queria câmbio manual, mas como não tinha a pronta entrega fiquei com o dualogic, fiquei receoso com o que falam do câmbio, mas como a garantia é de 3 anos devo trocar o carro até o final da garantia. Está com 13 mil Km, estou muito satisfeito com o consumo, como moro no Rio Grande do Sul, aqui não compensa abastecer com Etanol, só coloco gasolina; a performance na estrada me surpreendeu pois é um 1.6, mas este novo motor Etorq ficou muito bom e as 16 válvulas dão um empurrãozinho extra, o segredo é levantar o giro, chega muito fácil aos 160 km/h. quando pisa o carro responde rápido; viajei 2.000 km nas minhas férias com 4 ocupantes, carro carregado, ar ligado , fez média de 14,2 km/litro na estrada. Com 2 ocupantes e vazio já fiz mais de 16 Km/litro em autopistas à 100 /110 Km no piloto automático, algumas vezes conferi as médias na calculadora e bate com o computador de bordo. na cidade cai, faz 8 a 9 km/litro. Aconselho instalar sensor de ré, pois o meu veio sem e depois que coloquei facilitou muito as manobras. possuo também um Palio ELX 2010 1.0 que comprei zero, na cidade o Palio é mais econômico mas na estrada o GrandSiena é mais econômico.

  5. PAOLO disse:

    Dizer que astra é econômico é graça kkkkk

    • Danilo Peixoto disse:

      é econômico sim pra quem sabe dirigir. pq tbm quando pisava ele fazia fácil 5 ou 6 na cidade essa é opinião de quem teve o carro amigo, não de quem só fica lendo medições em site. Acho sim econômico um carro 2.0 motor antigo com o peso que tem fazendo 8 9 na cidade no transito pra mim uma marca excelente tbm meu astra não era porcoflex era só a gasolina o que ajuda muito.

      • Luciano disse:

        Realmente tinha um astra e comprei um Punto , tenho saudades do Astra consumo melhor se andar de boa e muito mais potencia quando necessário! Uma pena ter saido de linha

  6. Leandro Tavares disse:

    O modelo do meu é o 1.6 câmbio Dualogic.
    Com gasolina na estrada eu obtive entre 14 e 15 km/ Litros.
    Mas eu sou mais um com a bronca do consumo dele em trechos urbanos.
    Eu moro e trabalho em São Paulo/Capital. A distância do meu serviço para a minha casa é de 2,5 km. Logo, eu não ando muito com ele e eu peguei ele em 23/05/2013. Está atualmente com 2300 km rodados.
    No trecho urbano percebo que ele faz com álcool no máximo 6km/ litro. Com gasolina chega até 9 km/ litro.
    De vez em quando com álcool quando marca 4.7 km/ Litros (absurdamente baixo) eu reseto o computador de bordo para refazer a medição.
    Seria o caso de eu aproveitar a garantia e levar na concessionária para dar uma olhada?
    Já troquei de posto de gasolina, resetei novamente mesmo para ter certeza que todo o tanque estava utilizando álcool do posto que abasteci (posto que quero testar a qualidade do combustível).

    Realmente eu estou descontente com o consumo dele na cidade

    • Leandro, seu carro está com a mesma quilometragem do meu. O meu tirei em março e ainda está com 2300km, rodo muito pouco, trabalho perto de casa e não tenho tido tempo para viajar.

      Até hoje só rodei com gasolina no carro, não tem compensado usar álcool. A média na cidade fica entre 9 e 10.5 km/l, não consegui mais do que isso.

      Uma dica para ter uma medição fiel do consumo é resetar o computador de bordo com o carro parado. Se você você resetar numa descida e andar um trecho curto, ele vai ser influenciado pelo consumo instantâneo zerado que o carro faz na descida. Se ligar na subida, o consumo vai ficar ruim porque ele vai partir do consumo de subida que é sempre maior do que a média geral.

      O meu não é dualogic e procuro dirigir sem esticar marchas. Quem tem hábito de esticar marcha nesse 1.6 igual faria num 1.0 vai gastar bem mais mesmo, quanto menos giros no motor, mais economia.

      No mais, um carro deste peso fazer média de pelo menos 9 km/l com gasolina na cidade não é nada mal.

      • Leandro Tavares disse:

        Então, no meu caso eu tenho abastecido praticamente utilizando apenas álcool. Uma vez ou outra eu utilizei gasolina tanto pra testar em cidade quanto em estradas (viagens em torno de 120 km de trecho pra ir pra interior ou descer pra praia).
        Entretanto nesses períodos a kilometragem dele ainda estava em torno dos 1500 km.
        Outra coisa que considero é o fato do câmbio ser Dualogic. Dizem que automático gasta mais combustível, mas, no caso do Dualogic, ele não é um cambio automático e sim “automatizado” através do Software (eu falo Firmware) que pela lógica de rotatividade e inclinação (subida ou descida) ele tem a margem de corte para subir ou descer de marcha. Ele também aceita como parâmetro a pressão do pé no acelerador. Por exemplo, se eu estou pressionando levemente ele demora pra trocar de marcha, mas se numa situação de arranque pra ultrapassagem ou subida (ao perder força) eu pressionar mais fundo o pé e os giros estão baixos, ele desce a marcha pra ganhar força de arranque justamente pra essas finalidades. Com o tempo e prática é isso que estou interpretando.

        No câmbio Dualogic tem um botão “S” que significa modo Esportivo. A diferença que com ele acionado, a mudança automática da marcha ocorre com o número de giros maiores, ou seja, pra ele mudar de marcha, ele deixa os giros chegarem até o 4000 ou até mais pra depois mudar.

        Com isso ele gasta ainda mais combustível e mesmo assim ainda estou tentando estudar qual a melhor maneira de economizar combustível com esse automóvel. É claro que isso varia desde o posto que o carro é abastecido, quanto a qualidade do combustível, até mesmo a calibragem correta dos pneus.

        No meu caso eu visei mais conforto e esse foi o motivo de eu optar pelo câmbio Dualogic.
        Mas o que posso dizer a respeito disso é o básico. Pra quem gosta de dirigir, não vá de Dualogic. Isso é apenas conforto mesmo, não que eu esteja arrependido, porque esse fds mesmo eu peguei o Pálio do meu sogro que é manual assim como o meu carro anterior (Fiat Stilo 1.8 8v) e me sinto muito mais no controle do carro.

        Mas esse não é o assunto do tópico aquí. De qualquer forma estou considerando fortemente o fato dele ser Dualogic (burrologic na minha opinião)

      • Elso disse:

        Concordo um carro com esse porte fazer acima de 8 km no perimetro urbano eu acho normal pelas condições do trtansito nosso nos dias de hoje,como já foi relatado em alguns comentários consumo é muito relativo vai do condutor.

        Eu tinha um palio 1.0 2006 ele estava gastando em média 8 a 9 km no perimetro urbano não vejo muita diferença comparando ao grand siena.

    • Ernesto disse:

      Leandro, o que deve estar ocorrendo no seu caso é o fato de você andar com motor frio e com álcool. Como o trecho é pequeno (2,5 km) mal dá para o motor esquentar e isso se torna mais crítico com álcool.
      Eu tenho um Palio dualogic e o consumo dele é ótimo na cidade (8 com álcool e 11 com gasolina), porém ando pelo menos 12 km e mantenho uma média de 21 km/h. Já experimentei com trechos mais curtos menores que 4 km) e o consumo dele com álcool é péssimo.

  7. Renato disse:

    boa tarde! estou com uma ideia de comprar um grand siena 2013/14 mas estou na duvida se ele me apresentara conforto,economia e principalmente segurança, caso alguem possa me ajudar esclarecendo essas duvidas serei muito grato. Desde ja obrigado!

  8. Wallace disse:

    Estou encomendando um Grand Siena 1.6 com Kit Sublime, Mecanico na cor branco Kalahari. O que vocês que já são proprietários desse carro me dizem, sobre o mesmo: Seu preço normal gira em torno de 27.500,00 e consegui por 45,500,00. Vale a pena? Peço desculpas por desculpas por deviar o assunto sobre consumo, mais esse assunto para mim é muito relevante na compra, estou comprando com câmbio mecanico, pois não curto carro automático, além de acreditar que os automáticos ou automatizados sejam mais beberrões.
    Desde já agardeço pela Opnião de vocês.

    • Mozart disse:

      Comprei um desse Wallace, mas com dual-logic e teto solar, saiu menos de 50 mil, por ter motor 1.6 16v sem correia, teto, couro e cambio, perto de outros modelos que tem isso, acho que vale apena. São estou com ele a 2000 km.

  9. Allyson Oliveira disse:

    Boa noite, adquiri um Grand Siena 1.6 Essence Manual, abasteci o carro e me assustei com o consumo urbano, abasteci com 198km rodados, fiz as contas deu 5.0km por litro rodado, é isso mesmo?
    estou espantado com o consumo, achei que ia fazer uns 8 ou 9 por litro.
    Devo aguardar o carro rodar mais, e conforme anda irá melhorar o desempenho do mesmo?

  10. Mozart disse:

    O consumo sempre complicado, mas eu também estou aprendendo com o cambio dual-logic e estou conseguindo marcas de 12 a 12,5 na cidade com gasolina V-Power. Eu utilizo o consumo constante para verificar como eu estou “pisando” e tento manter a rotação bem baixa. eu ando em torno dos 2000 e 2500 rpm. O Dual-logic, quando vc pisa pouco nele tende a trocar para uma marcha superior nesta faixa, mas se estiver na reta tranquilo, o problema são a s subidas, pois não terá potência para subir. Pelo que eu percebi o carro não tem sensor de inclinação pois ele em começo de subida já trocou marcha para marchas mais altas várias vezes, ou eu piso um pouco mais (atraso a troca de marcha, ou tiro do auto).
    A calibragem do pneu é muito importante, toda a semana. estou colocando 31 vazio e 33 quando levo mais alguém.
    Parece também que o cambio tem alguma inteligência, pois teve alguns dias que andei com pé mais em baixo e no outro dia ele estava trocando as marchas com rotação mais alta, mas pode ser só impressão

  11. Sato disse:

    A questão do consumo é uma das mais controversas. Como citado no post, depende de uma série de fatores.
    Não dá para comparar o consumo de carros que fazem trajetos diferente com motoristas diferentes.
    Eu tenho dois destinos principais de trabalho. Para um deles, ida e volta, o carro faz uma média de 8,5km/l; para outro 6,5km/l, nos dois casos na gasolina. Os dois destinos são de trânsito urbano, mas para um deles pego mais avenidas de 60km/h, e para outro mais ruas de 40km/l e semáforos.
    Para ter uma ideia mais precisa seria necessário testar os carros no mesmo trajeto com o mesmo motorista. Como isso é impossível, acho que um parâmetro que poderia ajudar a ter dados mais precisos seria a distância percorrida para fazer a média, e principalmente a velocidade média, que traduz um pouco das condições do trânsito.

  12. Davi Ribeiro disse:

    Decepcionante o consumo destes carro na cidade. Moro em Salvador e tenho um Corolla 1.8 2008. Salvador é uma cidade cheia de ladeiras e meu carro faz uma média sempre acima de 11Km/l. Às vezes acima de 11,5. E olhe que não ando tão devagar assim, só o normal.
    Meu filho tem um Focus 1.6 e ele andando devagar consegue acima de 11 mas, dependendo do trecho que ele ande – se andar muito no centro e pegar muito engarrafamento, baixa de 10,5km/l.

  13. Rasf disse:

    …eu sempre fiz minhas medições assim: encho o tanque rodo o que for necessário e depois reabasteço o que der nesta conta entre um abastecimento e outro é o Real Consumo, e toda vez que utilizo o computador de bordo nunca foi preciso sempre deu oscilações e marcações errôneas.

    • Ernesto disse:

      Este tipo de medição é, de longe, o mais impreciso. O computador de bordo tem precisão suficiente para gerar o consumo exato, pois ele deve ser validado pelo INMETRO. Nas bombas, a função do sensor é evitar o derramamento de combustível e sua parada depende de diversos fatores.

  14. Claudio Marcio disse:

    comprei um Grand siena 1.6 manual.
    o consumo me apavorou, pois o carro é usado para serviço de táxi.
    estive calculando os kilômetros rodados pelo valor de litros gastos, só consegui atingir 6,6 km / l
    meu carro está com 400 km.
    pensei que fosse defeito do carro.
    deve aguardar o motor amaciar mais…………………….

  15. Douglas disse:

    Estou interessado em comprar um Grand Siena manual, mas estou em dúvida entre o 1.4 e o 1.6. Vou utilizá-lo na maior parte do tempo em perímetro urbano. Ouvi dizer que o 1.4, além de ser mais econômico que o 1.6, é mais esperto em perímetro urbano. O que vocês acham?

  16. greby disse:

    Comprei o Gran siena 1.6 16v
    O carro é muito gastao faz em media 5,5 km na cidade, para o valor a ser pago é caro
    e nao corresponde as nescessidades das pessoas.
    Alem de em baixas rotacoes perde o rendimento.
    Duvido que esse carro consiga mesmo ameciado fazer dentro da cidade 6.5 ou 7 Kms por litro
    que vergonha para a Fiat . foi o ultimo carro comprado.

    • Luiz Pinheiro disse:

      O consumo do meu GandSiena Essence 1.6 duologic é uma “porcaria”. Menos de 7km/l de gasolina em perímetro urbano. Já fui escanear e não foi constatado nenhum problema, ou seja, o consumo é alto mesmo. O carro é bom, bonito, mas com esse consumo eu Não recomendo.

  17. Leonardo disse:

    Ola… Muito útil seu blog… Porém estou um pouco assustado com tamanhas reclamações dos proprietários … Estou pegando um essence 1.6 manual 2013 usado com 36 mil km . Alguém aqui já tem algum Grand siena com km que nem essa ou superior e que podem me relatar como se comporta o carro em relação a consumo, manutenção, etc… ? Esses ” defeitos” de suspensão , consumo alto e acabamento rangendo entre outros ” problemas” aqui relatados são generalizados ou casos isolados ? Confesso que pensei até em desistir de pegar este carro …

  18. Antonio Tadeu disse:

    O meu Grand Siena 1.6 16v com 700 km rodados apenas no alcool na cidade sem ar ele faz 7 por lt,ja na estrada ele chega entre 10 e 10.5 lt com alcool ,cambio manual ,o consumo deveria sim ser melhor na cidade, mas o carro pesa praticamente 1200 kg,se tivesse vavulas com comando de ar variavel ai tudo seria bem melhor .
    Em breve irei realizar estas medições com gasolina .
    A tocada dele em TRANSITO tem que ser suave mesmo tipo 2000 ou 2500 rpm aumentar estes RPM somente para saida se não o consumo aumenta muito .
    Espero ter ajudado !

  19. Antonio Tadeu disse:

    As regulagens do vidros do motorista deveriam ser mais deslocada pra frente .
    A alavanca do cambio manual, no meu caso deveria ser deslocada para trás uns 8 cm ficaria bem melhor a empunhadura sem precisar esticar o braço tanto.
    A regulagem dos vidros elétricos está em lugar errado ,ali temos que deslocar o corpo e voltar para ver se ficou bem …..falta de ergonomia.
    Uma outra coisa que não gostei são os pedais de plástico,da uma insegurança …..mas ja precisei prear forte e tudo ok .
    Poderia ter regulagem de profundidade para o volante ai ficaria show !
    E nos motores 1.6 16v válvulas váriaveis ai ficaria show !

  20. Wellington Nascimento disse:

    Amigos,
    Eu adquiri um Grand Siena 1.6 16V Essence há pouco mais de um mês, está com 1600km rodados, e no trânsito infernal de Recife ele chega a fazer 8,3 km/l com ar ligado, já chegou a fazer 9,2 km/l com trânsito livre, já na estrada foi muito bom o consumo consegui fazer 14,2km/l com o carro com 5 pessoas e no ar condicionado o tempo todo. É um carro super confortável pra dirigir, tem uma excelente estabilidade na pista, o freio funciona muito bem. Acho que ainda deve melhorar seu consumo. No momento estou satisfeito com o carro, pois antes eu tinha um Renaut Sandero 1.0 e o mesmo fazia 10.9km/l porém eu precisava esticar um pouco pra ele corresponder. Espero ter ajudado a quem está com dúvida em comprar um Grand Siena.

  21. Jailson do Carmo disse:

    Olá meus amigos, na minha opinião por mais amaciado que esteja o motor do Grand Siena 1.6 não haverá bom consumo no perímetro urbano, não existe motorista bom nem mágica para isso. O Torque do motor é péssimo, o que acredito foi que fizeram um motor só para atender a quem roda na estrada, dentro da cidade esse motor é uma frustração imensa. o carro força o motorista a andar em primeira marcha em boa parte de trechos e lombadas sendo que para quem resiste em reduzir a marcha, automaticamente, estará forçando o motor do e sujeito a interromper o funcionamento do mesmo, a não ser que enforque-se a embreagem e o force ainda mais. Em aclives não caiam na besteira de tirar o pé um pouco mesmo embalado de 2ª marcha pois terão que colocar a 1ª e rasgar (subam logo de 1ª marcha do começo) Tive a infelicidade de adquirir esse Grand Siena. Como se não bastasse o carro bate tudo, meu último veículo com 120.000 Km rodados batia e vibrava muito menos. Hoje posso aconselhar: NÃO COMPREM ESSA DOR DE CABEÇA. Infelizmente ainda terei que aguentar essa decepção por algum tempo pois estou preso a um financiamento de 4 anos.

  22. Alex disse:

    Comprei um Grand Siena, Dualogic 14/15, esta com 1200 km, optei por ele pelo pacote de assessórios e pelo valor abaixo de 50 mil, Cambio dualógic plus, comandos borboleta no volante, comandos de som com 6 botões no volante, vidro elétrico nas 4 portas, som Connect Bluethoo, para atendimento de telefone, e toca as musicas do celular no som do carro, tilt dow no retrovisor do carona, abaixa para manobrar o carro na hora da marcha ré, piloto automático e outras coisas, estou com o carro com 1200km, não viajo e só uso na cidade, só utilizo gasolina e a média hoje é de 10.5, dirigindo em modo automático, recomendo o carro, tem 3 anos de garantia, sendo 1 ano total e 2 anos para motor e cambio, e os 3 anos servem para confiat que é o serviço oferecido pela fiat, guincho e outras coisas.

  23. Edson disse:

    Fiz um teste neste siena 1.6, achei que anda bem, só estou preocupado é com o depoimento dos proprietários, todos tem a mesma reclamação (consumo alto) e hoje temos que fazer conta de tudo.

  24. Charles Farias disse:

    Pessoal, obrigado pelos comentários. Tenho um Gol G5 1.6 e com um tanque de 56 litros, em perímetro urbano, faço 650 km, ou seja, pouco mais de 11,5 km/l, ótima marca na minha opinião. Porém a família vai aumentar e preciso de porta-malas, razão pela qual estava cogitando pegar um Grand Siena. Ainda bem que li o site antes. Obrigado

  25. wilson disse:

    Oi. alguém sabe me informar?
    Comprei um gran siena 07/05/2014 motor 1.6 etorq 16 válvulas
    Quando engato a ré e ando e depois eu freio o carro da um estalo
    na suspensão, algum carro de vcs faz isto ou é defeiro

  26. Gilberto disse:

    Tbm comprei um Grand Siena Essence 1.6, com câmbio Dualogic e o consumo está muito alto. No Álcool está fazendo 4.5 Km/l na cidade e a Gasolina, nas últimas medições, fez 6,5 Km/l. Estou assustado com esse carro, embora só tem 965 Km rodados. Alguém pode me tranquilizar quanto ao consumo? Será que ele irá melhorar? Eu não tenho usado muito o câmbio no automático, pois noto que as mudanças de marchas ficam muito longas e a rotação sobe muito e, por isso, prefiro passar as marchas, em tempos mais curtos, mas mesmo assim o consumo continua muito alto.
    Gente, me tranquiliza, por favor!!! Já estou pensando até em vender o carro… O que vocês acham?

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